Busca:
 
Nome de usuário:
Senha:
A SMM é filiada a:







Limpeza com álcool evita gripe, mas não vírus que causa vômitos e diarreias

Estudos mostram que desinfetantes à base de álcool, especialmente os com etanol a 60% ou mais, podem reduzir a contagem microbiana nas mãos contaminadas e também a propagação de algumas cepas da gripe. Mas contra o norovírus, uma grave doença gastrointestinal que tem afetado muita gente nos Estados Unidos, eles podem ser inúteis.

Alguns vírus, como o influenza, são revestidos por "envelopes" de lipídeos que o álcool é capaz de romper. Os norovírus, no entanto, não têm esse envelope e, por isso, não são afetados pelo etanol.

O alvejante é eficaz contra o norovírus e pode ser usado para descontaminar bancadas e superfícies. Já para as pessoas, a melhor estratégia é simplesmente lavar as mãos com água e sabão.

Em 2011, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, estudaram 91 instalações de cuidados médicos de longa duração. Durante o inverno de 2006/2007, eles identificaram 73 focos da doença, dos quais 29 foram confirmados para o norovírus.

As instalações limpas com desinfetante à base de álcool apresentaram seis vezes mais chances de desenvolver um surto de norovírus que aquelas lavadas com sabão e água.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, produtos à base de álcool podem ser usados "em adição" à lavagem das mãos, e nunca como substituto.




Fonte: (Com The New York Times)
25/01/2013


Outras notícias:
Arquivo de notícias


32 3721-3865 - atendimento@smm.med.br |Horário de atendimento:

Segunda-feira a Sexta-feira: 12:00 às 18:00 horas