Urezoma

FUNDAÇÃO DA UREZOMA: POR QUÊ?

 

O ambiente propiciador para a concepção da UREZOMA revela que a maior parte dos membros envolvidos (Além Paraíba, Carangola, Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa ) delineava seus processos de inserção no mundo moderno, em muitos sentidos de maneira incipiente e com e eventual atraso em relação as metrópoles . Sendo assim no raciocínio dos profissionais locais, os temas constantes nos conclaves científicos, eram extremamente interessantes, entretanto um pouco distante da REALIDADE VIVIDA pelos médicos das regionais. Os problemas enfrentados na clinica do dia a dia ficava subsumidos por uma narrativa rigorosamente científica, mas distante da realidade em que se teciam as sociedades interioranas.

Gostaríamos de citar os nomes: dos médicos fundadores da UREZOMA: Fernando Dias Paes, João Caputo Moreira, Jaime Afonso de Souza, Jose Lobo de Rezende, João Hipolito, Walter Gomes Rosa, Vasco Lauria Fonseca, Antonio Helcio Pereira, Jose Clovis Aquino entre outros muitos.

Em setembro de 1966 realizou-se a primeira reunião da UREZOMA. Gostaríamos de frisar que as reuniões são itinerantes, são jornadas mensais realizadas nas cidades que a constitui.

As reuniões são dinâmicas, abordando vários temas: científicos, éticos, questões de interesse e defesa da classe.

O que mantém a UREZOMA ativa é lealdade dos princípios básicos que a nortearam a sua criação: preservar a dignidade do profissional, ampliar o dialogo, intercâmbio cientifico e fortalecer o espírito associativo da classe. Mas o grande mentor da UREZOMA é constituir-se em uma grande família, cujo objetivo é consolidar um convívio fraterno, ético entre os médicos da Zona da Mata.

Em 17 de Maio foi lançado o livro UREZOMA (Historia e Ambiência), que procurou retratar esta belíssima historia, desta entidade que está a caminho de completar seus quarenta e oito anos de vida.

Não poderíamos deixar de ressaltar a importância para a UREZOMA da presença da AMMG, CRMMG e dos sindicatos com os quais mantemos um diálogo profícuo e constante, principalmente nos assuntos de defesa da classe médica.

Edições

No posts found!

Filiada a

Atendimento

32 3721-3865 32 98813 3382

Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira: 12:00 às 18:00 horas

Endereço

Rua Barão do Monte Alto nº. 144, sala 106 – Centro, Edifício Prata

Redes Sociais

© Copyright 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por